Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA CORRELAÇAO ENTRE INTERLEUCINA 1 BETA E OBITO INTRA-HOSPITALAR EM PACIENTES COM COVID-19

Fundamentação teórica/Introdução

O Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) é o vírus responsável por causar a doença COVID-19. A forma grave da doença é caracterizada por uma resposta imune exacerbada mediada por citocinas pró-inflamatórias denominada de tempestade de citocinas, sendo a interleucina 1 beta (IL-1b) é uma das principais citocinas envolvidas e seus níveis podem estar correlacionados com a gravidade da infecção.

Objetivos

Avaliar se os níveis de IL-1b estiveram associados a óbito intra-hospitalar em pacientes com COVID-19.

Delineamento e Métodos

Estudo de coorte retrospectivo de 319 pacientes internados em hospital terciário por COVID-19 durante o período entre março de 2020 a agosto de 2021 e que tiveram dosagens de citocinas. A coleta para dosagem de IL-1b foi realizada precocemente na admissão hospitalar. Foram ajustadas curvas ROC para definir pontos de corte de IL-1b, associados aos desfechos de óbito, de necessidade de IOT e desfecho combinado de ITO e óbito.

Resultados

Pacientes com IL-1b ≥ 15 apresentaram um risco relativo de óbito 15,5 vezes maior em comparação com aqueles com níveis inferiores a 15. Além disso, o risco relativo de necessidade de intubação orotraqueal (IOT) foi 4,46 vezes maior para aqueles com níveis de IL-1b ≥ 15, em comparação aqueles com IL-1b <15.

Conclusões/Considerações Finais

Níveis elevados de IL-1b em pacientes internados por COVID-19 estão associados a pior prognóstico intra-hospitalar, com maior risco de necessidade de intubação orotraqueal e óbito.

Palavras Chave

COVID-19; SARS-CoV-2; Interleucina 1-b; Citocinas.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

RAFAEL MARANHAO FABRICIO, DAYANE MIYASAKI, ANDREA NOVAIS MORENO, CRISTINA PELLEGRINO BAENA, JOSE ROCHA FARIA NETO