Dados do Trabalho
Título
DIAGNOSTICO DE SINDROME DE BRUGADA TIPO II APOS MORTE SUBITA ABORTADA EM UM TESTE DE APTIDAO FISICA: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
trata-se de um distúrbio genético autossômico dominante, relacionado a alterações do canal de sódio por mutação do gene SCN5A, descrita há 30 anos pelos irmãos Brugada, em Barcelona, com potencial chance de morte súbita
Objetivos
relatar o caso de um paciente portador de síndrome de Brugada tipo II, cujo diagnóstico foi dado após um episódio de parada cardiorrespiratória, com sucesso de reanimação, em meio a uma prova de aptidão física.
Delineamento e Métodos
as informações a respeito deste relato de caso foram obtidas por meio de anamnese com o paciente, registro de métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e uma revisão detalhada da literatura.
Resultados
paciente, 33 anos, sexo masculino, hígido, etilista social, deu a entrada no pronto atendimento cardiológico, deambulando, encaminhado de um posto de atendimento local, após ter tido uma síncope, com duração de aproximadamente dez minutos a durante uma aptidão física, com necessidade de reanimação, devido a arresponsividade. Durante o atendimento, o paciente teve o mesmo episódio, necessitando de nova cardioversão.
Na admissão foi realizado um eletrocardiograma, evidenciando elevação do seguimento ST, de 4mm, logo após um declínio de 2mm da linha de base, mostrando um padrão síndrome de Brugada tipo II. Porém ao ECG realizado durante a internação, as mesmas alterações já não encontravam- se presentes.
Diante do quadro, das alterações do eletrocardiograma e das suspeitas clinicas, o paciente foi submetido ao estudo eletrofisiológico, na qual confirmou o diagnóstico, por meio da apresentação de taquicardias ventriculares polimórficas, apresentadas após uma estimulação elétrica programada. Assim, posteriormente implantado um cardiodesfiblilador automático
Conclusões/Considerações Finais
o caso relatado e estudos realizados, trazem a luz discussão de um diagnóstico complexo e com necessidade de agilidade e conhecimento prévio a respeito das taquirritimias ventriculares que levam a morte súbita, que embora dificilmente realizado em tempo hábil, quando sucesso de reversão do quadro, diagnóstico e condutas adequadas, os resultados a longo prazo ao paciente são satisfatórios e permitem uma maior qualidade de vida e diminuição da chance de morte súbita.
Palavras Chave
Palavras chaves: síndrome de Brugada, taquirritimias, morte súbita
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade de Cuiabá - Mato Grosso - Brasil, Universidade de Rio Verde- UNIRV - Goiás - Brasil
Autores
MARIA HELOISA DE OLIVEIRA PERALTA, ISABELA MARIA ARANTES, MARIANA ELISA DE OLIVEIRA PERALTA