Dados do Trabalho
Título
ABDOME AGUDO POR INFARTO OMENTAL SEGMENTAR EM PACIENTE IDOSA: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
O infarto omental é uma entidade clínica, de baixa incidência e de apresentação inespecífica, resultante de suprimento vascular inadequado para regiões específicas do omento. Pacientes acometidos apresentam dor abdominal aguda ou subaguda, geralmente à direita, e possivelmente associada a náusea, vômitos, e febre. São mimetizados, portanto, quadros de abdome agudo inflamatório, a exemplo de colecistite e de apendicite aguda. Tomografia computadorizada (TC) de abdome constitui exame padrão-ouro para diagnóstico.
Objetivos
Descrever caso de infarto omental segmentar em paciente idosa com quadro sugestivo de abdome agudo inflamatório por apendicite aguda.
Delineamento e Métodos
Estudo do tipo relato de caso, a partir de informações obtidas de prontuário.
Resultados
Mulher, 69 anos, ativa e funcional, admitida em serviço de urgência com quadro de forte dor abdominal, mais intensa em quadrante inferior direito, e de diarreia há 3 dias. Negou queixas de febre, náusea, vômitos, disúria, e polaciúria durante o período referido. Apresenta histórico de migrânea, tireoidite de Hashimoto, pré-diabetes mellitus, e tabagismo. Foi levantada hipótese diagnóstica de abdome agudo inflamatório por apendicite aguda. TC de abdome e pelve identificou estrutura hipodensa bem delimitada em região próxima a cólon ascendente, com área de inflamação centrada em gordura omental e leve espessamento de parede colônica. Foi solicitado parecer da Radiologia, que indicou diagnóstico de infarto omental segmentar, e, após discussão com Cirurgia Geral, adotada conduta conservadora. Foi prescrita apenas medicação anti-inflamatória não-esteroidal (AINE) por 72 horas. Paciente evoluiu com melhora clínica progressiva e recebeu alta hospitalar ao final de seu terceiro dia de internamento.
Conclusões/Considerações Finais
O diagnóstico de um infarto omental pode ser de difícil realização, dadas baixa incidência e apresentação clínica similar a outras causas de abdome agudo inflamatório. A realização de uma TC de abdome é, portanto, usualmente necessária. O tratamento é frequentemente realizado de forma conservadora, com uso de AINEs e reposição de fluidos, embora possa ser adotada abordagem videolaparoscópica.
Palavras Chave
Infarto omental segmentar; abdome agudo inflamatório; apendicite aguda.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil, Hospital Esperança Recife - Rede D'Or São Luiz - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
PEDRO CESAR BORBA, THIAGO LEÃO DE OLIVEIRA, KEILLER HELUEY, DANIEL CHRISTIANO DE ALBUQUERQUE GOMES, PEDRO ALVES DA CRUZ GOUVEIA