Dados do Trabalho
Título
PREVALENCIA DE FIBRILAÇAO ATRIAL EM PARTICIPANTES DE UM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL
Fundamentação teórica/Introdução
O aumento da expectativa de vida da população mundial é acompanhado pelo aumento da prevalência de Fibrilação Atrial (FA). No Brasil, há escassez de dados sobre a prevalência e incidência dessa arritmia.
Objetivos
Este estudo tem como objetivo estimar a prevalência de FA e descrever sua correlação com fatores de risco selecionados de acordo com sua importância clínica.
Delineamento e Métodos
Entre 2.488 pessoas avaliadas, foram selecionados 1.311 participantes de um estudo de base populacional, com idades entre 50 e 79 anos. A presença de fibrilação atrial foi definida por autorrelato e traçado eletrocardiográfico. A associação entre fibrilação atrial e as variáveis foi estimada por meio da Regressão de Poisson, sendo p < 0,05 considerado estatisticamente significativo na análise.
Resultados
A idade mediana da população foi de 61,3 anos, sendo 53.5% do sexo feminino. De 1311 participantes, 7.4% referiram diagnóstico prévio de FA e 1.68% foram diagnosticados através de traçado eletrocardiográfico contendo a arritmia, houve concordância entre o autorrelato e o traçado em 9 análises. Em análise multivariada, observou- se que sexo feminino (p=0,01), idade avançada (p=0,03 entre 70 a 79 anos), acidente vascular cerebral (AVC) prévio (p<0,0001) e doença coronariana (DAC) prévia (p<0,0001) estavam de fato associados a FA.
Conclusões/Considerações Finais
A prevalência de Fibrilação Atrial foi de 9.08% na população estudada. Fatores de risco como idade, histórico de AVC e doença arterial coronariana são os focos para atuar na prevenção da FA. Portanto, com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, a prevenção e o estabelecimento de um perfil de risco é de suma importância. Nossos resultados demonstram a necessidade de estar atento aos fatores de risco modificáveis para prevenção e redução de custos sociais relacionados a essa doença.
Palavras Chave
Fibrilação atrial; Estudos Transversais; Eletrocardiografia de 12 derivações; Epidemiologia; Comportamento sedentário; Distribuição por idade e sexo; Diabetes Mellitus
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil
Autores
ANNA KAROLINY MARQUES FRANKOSKI, CAROLINE GIULIA TOBALDINI, SIEGMAR STARKE, ERNANI TIAJARU SANTA HELENA, SERGIO LUIZ ZIMMERMANN