Dados do Trabalho
Título
DEFEITO NAS CELULAS NK E HERPES DE REPETIÇAO: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
As células natural killer são um componente importante da imunidade inata, agem defendendo o corpo humano contra moléculas e células estranhas ao organismo, e por sua deficiência, o organismo não consegue controlar as infecções.
A maioria das infecções virais é autolimitada. Entretanto, algumas podem resultar em infecções persistentes com tendência a cronificação, as infecções crônicas são aquelas em que o vírus replicante pode ser continuamente detectado, quase sempre em níveis baixos, podendo haver ou não sintomas, elas estão associadas a certos tipos de câncer nos seres humanos, bem como a doenças degenerativas progressivas do SNC (3). Nesse caso o defeito em células NK não permite que o organismo faça o controle de infecções, e por isso a paciente tem episódios de Herpes de repetição. Sendo relevante por ser um defeito muito raro e pouco descrito na literatura.
Objetivos
Estudo descritivo curto com objetivo de descrever uma condição pouco comum que é o defeito em células NK e suas consequências, como nesse caso herpes de repetição, para que durante a anamnese e exame físico o profissional considere essa hipótese diagnóstica, e assim possa fazer um diagnóstico e acompanhamento mais adequados.
Delineamento e Métodos
Descrição do prontuário após obtenção de consentimento livre e esclarecido do paciente e revisão na literatura.
Resultados
Feminina, 51 anos, hígida, herpes zoster de repetição há 10 anos em glúteo direito, com intervalo máximo entre os episódios de 6 meses, porém nos últimos 2 anos as lesões apareceram em boca e vagina, sendo a terapêutica escolhida o uso de Aciclovir oral. A avaliação imunológica mostrou contagem de células NK 956 células/mm³m, e após 3 meses 115 células/mm³. Sendo então realizado diagnóstico de imunodeficiência celular com baixa contagem específica de células NK (Ly NK), mantido o tratamento com aciclovir e cuidados com as áreas afetadas. Não foram consideradas outras medicações para o tratamento.
Conclusões/Considerações Finais
O padrão de resposta humoral não tem correlação com a frequência de recidiva da doença, já a imunidade celular e certos fatores inespecíficos do hospedeiro (células natural killer) são importantes no controle das infecções pelo HSV tanto primárias quanto recorrentes (6), onde o organismo não faz o controle das infecções. O diagnóstico consiste na análise padrão de resposta do organismo e a deficiência das células NK. Ao observar a progressão dos testes imunológicos ao longo dos anos e a constante queixa da paciente, a queda brusca de células NK de 956 para 115.
Palavras Chave
Herpes-zoster, defeito células NK, Ly-Nk
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
UNIVALI - Santa Catarina - Brasil
Autores
LEONARDO FONSECA SENE, LETICIA MARIA FURLAN DA SILVA, GABREIL LAZOUWNIK NUNES, ANA JULIA ZSCHORNAK , GIULIA FERRANDIN