Dados do Trabalho
Título
NECROLISE EPIDERMICA TOXICA DESENCADEADA POR ALOPURINOL. RELATO DE CASO.
Fundamentação teórica/Introdução
A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) é uma emergência dermatológica generalizada que acomete mais de 30% da superfície corpórea (SC), resultando em necrólise epidérmica e descamação. Trata-se de uma doença grave com baixa incidência (2 a 7 casos por milhão de pessoas/ano) e alta mortalidade (14,8 a 48%).
Objetivos
Relatar um caso de NET desencadeada por Alopurinol, uma medicação de uso comum.
Delineamento e Métodos
Relato de caso retrospectivo, observacional e qualitativo.
Resultados
O.B.C., 75 anos, portadora de Doença Renal Crônica não dialítica, Diabetes Melito, Bexiga Hiperativa e Artrose, sem histórico de doenças hematológicas e câncer, foi admitida no Pronto Atendimento no dia 17/06/23 com regular estado geral, epigastralgia, inapetência e exantema cutâneo disseminado (>30% da SC), além de lesões orais e hemorragia conjuntival, há 15 dias. Relatou início do quadro com mialgia, febre não aferida e epigastralgia, e 7 dias depois, apresentou máculas na boca e rosto, odinofagia, inapetência e fadiga. As lesões evoluíram para as extremidades superiores e inferiores com a presença de hiperemia. Após 10 dias, realizou exame com sorologia positiva para dengue, Antígeno NS1 reagente (IgG e IgM). Na história pregressa, mencionou o uso de Alopurinol, no período de 15/05 a 08/06/23, para tratamento de hiperuricemia. Na admissão hospitalar, dia 19/06, tinha exame laboratorial favorável (ausência de anemia, plaquetopenia ou leucocitose e escórias renais tocadas), porém, após 4 dias, apresentou descolamento epidérmico, confusão mental, visão turva e hipernatremia (Na 157), sendo transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Medicada com noradrenalina, metilprednisona e dipirona, foi passado sonda nasoentérica. Após 7 dias, com estabilidade hemodinâmica, recebeu alta da UTI para a enfermaria, ainda apresentando lesões na pele. Com melhora clínica, recebeu alta hospitalar no dia 07/06/23 com orientação para evitar o uso de Alopurinol. Totalizou-se 35 dias de evolução do quadro e mais de 59 dias de lesões em pele.
Conclusões/Considerações Finais
Esse relato demonstra uma reação cutânea adversa provavelmente pelo uso do Alopurinol, um gatilho farmacológico comum que predispõem a NET. Embora os fatores desencadeantes dessa doença estejam bem documentados, sua fisiopatologia, método diagnóstico e algoritmo de tratamento ainda não estão bem estabelecidos.
Palavras Chave
Síndrome de Stevens-Johnson, Necrólise Epidérmica Tóxica, reações cutâneas adversas a medicamentos.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital Bom Samaritano - Minas Gerais - Brasil
Autores
RAPHAELA BARROS FERREIRA, LEONARDO BRANDO LEITE , GABRIELA STELA SOUSA QUINTÃO, MATHEUS TRINDADE ALMEIDA