Dados do Trabalho
Título
RINOSSINUSITE AGUDA E MASTOIDITE REVELANDO GRANULOMATOSE COM POLIANGEITE
Fundamentação teórica/Introdução
A granulomatose com poliangeíte (GPA), anteriormente denominada granulomatose de Wegener, é uma doença sistêmica rara, caracterizada por vasculite necrosante de vasos de pequeno e médio calibre associada ao anticorpo anti-citoplasma de neutrófilo (ANCA). As manifestações clínicas geralmente envolvem múltiplos sistemas de órgãos, incluindo ouvido-nariz-garganta, pulmões e rins. A rinossinusite é uma apresentação clínica comum da doença, mas as características clínicas são geralmente bilaterais com um curso crônico ao longo de vários anos.
Objetivos
Relatar um caso de GPA que se apresenta com rinossinusite aguda associada a mastoidite e ANCA negativo.
Delineamento e Métodos
Relato de caso.
Resultados
Mulher, de 74 anos, previamente hígida, apresentou episódio de rinossinusite aguda associada a cefaleia supraorbitária e frontal, intensa e persistente apesar do tratamento adequado com diferentes linhas de antibióticos. O exame físico revelou dor à palpação do processo mastoideo direito e murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar direita, além de tosse produtiva e persistente. Os achados laboratoriais foram significativos para leucocitose (17.800 células/mm³) e PCR (11.4 mg/dL), presença de hemácias (9.120 /ml) e traços de hemoglobina ao EAS. Ao exame sorológico para vasculite revelou ANCA negativo. A TC de seios da face demonstrou opacidade e espessamento mucoso dos seios paranasais e da mastoide direita e a TC de tórax evidenciou consolidação em lobos superior e médio do pulmão direito. Mediante tal achado, foi realizado biópsia e exame anatomopatológico do nódulo pulmonar, que apresentou densa inflamação granulomatosa com presença de células gigantes multinucleadas, compatível com granulomatose com poliangeíte. Foi iniciado o tratamento com prednisona e ciclofosfamida e a paciente continua sob os cuidados e vigilância da clínica médica.
Conclusões/Considerações Finais
Os sintomas de apresentação da GPA são frequentemente diagnosticados erroneamente como etiologia infecciosa ou alérgica, isso pode atrasar o tratamento, impedindo de salvar vidas e preservar órgãos. Portanto, mesmo sem histórico notável, na presença de sinusite aguda sem melhora apesar do tratamento adequado o paciente deve ser examinado quanto aos sinais sistêmicos associados. Na maioria dos casos de positividade para ANCA não é necessária biópsia para iniciar o tratamento, no entanto, se o ANCA for negativo, uma biópsia é necessária para orientar o diagnóstico.
Palavras Chave
Granulomatose com poliangeite. Rinossinusite aguda. Mastoidite. ANCA negativo.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
RAYSA FONTES MARTINS, ANA LAURA SILVEIRA DEPOLO, GILMARA MAGESTE SOUZA VON HELD, HUMBERTO DE PAIVA SOUZA, LUIZ GUILHERME FERREIRA DA SILVA COSTA