Dados do Trabalho
Título
A IMPORTANCIA DA IDENTIFICAÇAO PRECOCE DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)
Fundamentação teórica/Introdução
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença cerebrovascular, considerada a principal causa de incapacidade e a segunda maior causa de morte no Brasil, tendo registrado 99.010 óbitos em 2020 (BRASIL, 2020). Seu aspecto patológico é dividido em Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEI), representando cerca de 80 a 85%, e Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVH), caracterizando 15 a 20% dos casos. A demora no reconhecimento e assistência, bem como o despreparo das instituições de saúde para receber pacientes vítimas de AVC, podem interferir no prognóstico do paciente.
Objetivos
Descrever a importância da detecção precoce dos sinais e sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) nas unidades hospitalares para agilizar o atendimento às pessoas afetadas.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo de caso narrativo descritivo, prospectivo, de natureza qualitativa, realizado a partir dos atendimentos de casos de acidente vascular cerebral (AVC) em um serviço de pronto atendimento na cidade de Manaus.
Resultados
A detecção precoce do início nos casos de AVC é importante, pois aumenta significativamente a chance de sobrevida e redução de sequelas nos atendimentos realizados na primeira hora, podendo resultar em ausência de sequelas. Por outro lado, os atendimentos tardios apresentam sequelas cognitivas, sensoriais ou físicas. No recebimento de pacientes vítimas de AVC, é primordial o reconhecimento dos sinais e sintomas, bem como o correto manejo e utilização do trombolítico ativador do plasminogênio tissular recombinante (rtPA), seguindo o protocolo clínico e diretrizes para trombólise no AVC isquêmico, já recomendado pelo Ministério da Saúde. Essas medidas garantem aos profissionais maior segurança no acolhimento e encaminhamento rápido da vítima para o tratamento.
Conclusões/Considerações Finais
A identificação precoce do AVC é de fundamental importância. O reconhecimento rápido dos sinais/sintomas e o preparo das instituições de saúde com o uso de protocolos e diretrizes são essenciais para um atendimento médico eficaz e imediato, visando melhores resultados de tratamento e aumentando a sobrevida, além de reduzir sequelas em pacientes vítimas de AVC.
Palavras Chave
Assistência médica. Emergência. Acidente vascular cerebral.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
universidade nilton lins - Amazonas - Brasil
Autores
ERICA GEANE MENDONÇA RAMOS, LUDYMILA LACERDA DE MELO, MARILIA POZZER, MARINA DOS SANTOS VALENTE, CRISTINA DA SILVA ROSA