Dados do Trabalho


Título

O perfil epidemiológico da taxa de óbito de Úlcera Gástrica e Duodenal por faixa etária e sexo no Brasil.

Fundamentação teórica/Introdução

A úlcera péptica gastroduodenal é definida como uma doença causada pela reação inflamatória e lesão necrosante da mucosa e da submucosa do trato gastrointestinal, dano causado devido à ação de diversos fatores patogênicos, tais como a bactéria helicobacter pylori que está fortemente associada a gênese deste agravo que pode ser considerado um importante problema de saúde pública no Brasil, devido aos sintomas subjetivos e suas complicações severas, tais como a úlcera perfurada.

Objetivos

O estudo visa analisar a taxa de óbito por Úlcera Gástrica e Duodenal por faixa etária e sexo, em relação ao número de internações no período de janeiro 2008 a abril de 2023.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, transversal da taxa de óbito por Úlcera Gástrica e Duodenal a partir de dados registrados no DATASUS, no mês de janeiro de 2008 até o mês de abril de 2023. Foram selecionadas as variáveis faixa etária 1, com as categorias: Menor de 1 ano até 80 anos e mais/ sexo (linha), capítulo CID-10 selecionado úlcera gástrica e duodenal (coluna), internações e óbitos (conteúdo).

Resultados

O número de óbitos por úlcera gástrica e duodenal no Brasil de janeiro de 2008 a abril de 2023 totalizou 16.243 casos, correspondendo a aproximadamente 8,25% das internações totais nesse período, que foram 196.675 casos. Vale ressaltar que a maior prevalência ocorreu na faixa etária 60 a 69 anos, com um total de 3.870 (23,8%), e a menor prevalência na faixa etária de 5 a 9 anos, com um total de 8 casos (0,04%). Observou-se também que o sexo masculino teve maior número em relação ao sexo feminino, tanto na taxa de internação (123.752 casos) quanto na taxa de óbito (10.157casos), sendo a última de aproximadamente 62,5% do total de óbitos.

Conclusões/Considerações Finais

No presente estudo, fica evidente que a taxa de óbito por úlcera gástrica e duodenal correspondeu a uma pequena parcela (8,25%) do total de internações, no entanto, o resultado poderia ser menor, principalmente na faixa etária de 60 a 69 anos que apresentou aproximadamente 24% dos casos. Além disso, o sexo masculino mostrou-se consideravelmente elevado em comparação ao sexo feminino, representando mais que 50% do total de óbitos, dessa maneira, é necessário um incentivo a políticas públicas de promoção e prevenção à saúde, principalmente, para os mais idosos do sexo masculino.

Palavras Chave

Úlcera gástrica, úlcera duodenal, óbito, internação

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Autores

MARIA CLARA AREA LEAO MARTINS, EVELYN BORGES DA SILVA , ISIS BATISTA DE OLIVEIRA, MANUELLE PINTO SOTERO, MARIA EDUARDA MONTEIRO PEREIRA