Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA DE CELULAS DE MERKEL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O carcinoma de células de Merkel (CCM) é um tumor neuroendócrino maligno raro, agressivo, com propensão para recorrência precoce e metástase à distância. Embora seja menos comum que o melanoma, é considerado o câncer de pele mais letal. Os fatores de risco para CCM incluem raça caucasiana, idade superior a 50 anos, sexo masculino, exposição à radiação ultravioleta. As lesões do CCM têm sido descritas como uma massa subcutânea indolor, cística ou nodular, única, de cor violácea. A localização predominante é de cabeça e pescoço seguida pelas extremidades, tronco e nádegas (SCHOELER et al, 2021).

Objetivos

Esse relato de caso objetiva descrever um caso de CCM e enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento precoce para melhor prognóstico do paciente.

Delineamento e Métodos

Trata-se de relato de caso, sendo a coleta de dados realizada através da análise do prontuário de uma paciente de um centro oncológico de Cascavel/PR. A técnica bibliográfica teve como base científica artigos de banco de dados do PUBMED e SCIELO com literaturas que descrevem a citada patologia.

Resultados

Paciente M.G.F.K., feminino, 66 anos, branca, casada, professora aposentada, não tabagista e não etilista, com história pregressa de hipertensão arterial sistêmica, obesidade e depressão menor. Em tratamento oncológico devido a timoma diagnosticado em abril de 2018 com recidiva pleuro-pulmonar diagnosticada em março de 2020. Em março de 2022 apresentou nódulo indolor em membro superior esquerdo, sendo submetido a biópsia excisional. O laudo anatomopatológico foi compatível com neoplasia maligna de pequenas células redondas azuis infiltrativa em derme com aspectos que favoreciam a lesão de origem neuroendócrina, altamente sugestiva para CCM. Em abril 2022, o material foi enviado para estudo imunoistoquímico, que juntamente com as características observadas no exame histopatológico determinaram o diagnóstico de CCM. Paciente foi encaminhada ao serviço de radioterapia da instituição para planejamento e seguimento de tratamento. Em julho de 2023 paciente apresentou nódulo subcutâneo em membro superior esquerdo, tendo como suspeita recidiva de CCM, segue em investigação.

Conclusões/Considerações Finais

O CCM é uma neoplasia agressiva que desencadeia uma rápida infiltração tecidual e metástases precoces afetando principalmente homens, com idade superior a 70 anos, caucasianos, com áreas frequentemente expostas à radiação ultravioleta contínua, como as extremidades superiores. Apesar de ser uma doença incomum, deve-se tê-la como possível diagnóstico diferencial.

Palavras Chave

Palavras-chave: carcinoma de célula de Merkel; neoplasia cutânea; imuno-histoquímica

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

FAG - Paraná - Brasil

Autores

MARINA LIRA, ISABELLA FREITAG, JOSIELLI CRISTINA OPUSKEVICH VANZO, MARCELINO PAIVA MARTINS