Dados do Trabalho
Título
POLISSEROSITE ASSOCIADA A PERICARDITE CONSTRITIVA: RELATO DE CASO DE DOENÇA DE CONCATO
Fundamentação teórica/Introdução
A Doença de Concato é a inflamação pleural, pericárdica, peritoneal, associada à tuberculose (TB). Pouco conhecida, seu relato implica em difusão do conhecimento e aumento da suspeição da doença.
Objetivos
Relatar um caso de Doença de Concato.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um relato de caso.
Resultados
Paciente do sexo masculino, 44 anos, privado de liberdade, natural de Brasília-DF iniciou quadro progressivo de dispneia, perda ponderal, mialgia, edema de membros inferiores, tosse com hemoptise e dor torácica ventilatório-dependente. Tomografias de tórax e abdome, apresentaram derrame pleural bilateral, associado a derrame pericárdico e ascite. Sorologias para hepatites A, B, C, sífilis, HIV e COVID-19 negativas. Baciloscopia de escarro negativa. Ecocardiograma evidenciou fração de ejeção limítrofe e derrame pericárdico discreto e difuso. Notava-se sinais de restrição ao enchimento ventricular, cava pletórica e bauncing septal, sugestivos de pericardite constritiva. Após algumas semanas, o paciente evoluiu com piora do padrão respiratório secundário ao aumento progressivo e refratário dos derrames cavitários, principalmente pleural e pericárdico. Foi submetido a toracocenteses e, por fim, à drenagem torácica em selo d’água. Novas tomografias evidenciaram espessamento pericárdico difuso, com espessura de até 1,1cm, derrame pericárdico e volumoso derrame pleural bilateral. Apresentava ainda linfonodomegalias paratraqueais com até 18mm e para-aórticas, com até 22mm. Realizada mediastinoscopia com biopsia linfonodal para análise histopatológica e teste molecular rápido para tuberculose (TMR-TB), que foi positivo, configurando a tuberculose linfonodal. Foi iniciado, portanto, tratamento antituberculínico com esquema RIPE com programação de duração de 6 meses.
Conclusões/Considerações Finais
O paciente em questão recebeu diagnóstico somente após seis meses do início dos sintomas. Visto isso, fica evidente que frente a um paciente com epidemiologia, história clínica sugestiva de tuberculose, derrames intracavitários e sinais de pericardite constritiva, deve-se investigar a TB persistentemente mesmo com baciloscopias de escarro negativas. Neste caso de TB linfonodal associada a derrames intracavitários e pericardite constritiva, foi necessário a realização de exame mais invasivo como a mediastinoscopia para diagnóstico.
Palavras Chave
Tuberculose, polisserosite, Doença de Concato
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital do Centro Norte Goiano - Goiás - Brasil, Hospital Regional da Asa Norte - Distrito Federal - Brasil
Autores
MARIA LUIZA SANTOS SUASSUNA, MAÍRA ROCHA MACHADO DE CARVALHO1,, DIOGO BORGES FERREIRA, THAMILLYS TAVEIRA TEODORO DE MOURA, WILLIAM DE SOUZA SCHWARTZ