Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA DA FEBRE MACULOSA NO BRASIL ENTRE 2013 E 2022

Fundamentação teórica/Introdução

A Febre maculosa é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela picada de carrapato, que apresenta sintomatologia inespecífica (febre, mal-estar, mialgia, náuseas, vômitos) sendo que o sintoma mais importante - exantema - aparece tardiamente ou não aparece, dificultando o diagnóstico. Nos últimos anos ocorreu um aumento da incidência e mortes decorrentes da doença, razão pela qual a discussão sobre o assunto ganhou destaque nos meios midiático e acadêmico, pois o conhecimento da doença é essencial para o diagnóstico precoce e tratamento efetivo.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é descrever o perfil epidemiológico de pacientes com diagnóstico de Febre Maculosa.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal observacional quantitativo e descritivo. Os dados foram retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), acessado por meio da plataforma TABNET/DATASUS.

Resultados

No período de janeiro de 2013 a dezembro de 2022 foram registrados um total de 1957 casos de Febre Maculosa no SINAN. Os meses com menores incidências são fevereiro, março e abril, respectivamente com 85, 69 e 84 casos registrados. Por outro lado, houve um predomínio em Agosto (209 casos), Setembro (217 casos) e Outubro (295 casos). Com relação ao perfil dos pacientes 62% possuem entre 20 e 59 anos, a maioria se autodeclara branco (58%) sendo seguido da etnia parda (26,7%). Entre os sexos, a doença acomete majoritariamente o gênero masculino, que representa 70% dos indivíduos afetados. A cura é o principal desfecho apresentado pelos pacientes, entretanto, o número de mortes é preocupante uma vez que aproximadamente 35% foram a óbito por causas diretamente relacionadas à febre maculosa. O número de mortes relaciona-se diretamente com faixa etária mais atingida pelo agravo, sendo maior na faixa de 40 a 59 anos (35,5%), seguida da faixa de 20 a 29 anos (27%).

Conclusões/Considerações Finais

A febre maculosa é uma doença que acomete principalmente a população economicamente ativa e o gênero masculino. A incidência maior nos meses de agosto a outubro pode ser relacionada ao ciclo reprodutivo dos carrapatos. Uma vez que a doença apresenta uma mortalidade significativa, é vital o desenvolvimento de estratégias de prevenção e a disseminação de informações que permitam o diagnóstico precoce.

Palavras Chave

epidemiologia, perfil de saúde, vigilância epidemiológica, febre maculosa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

LANARA DE SOUZA PEREIRA, LUCIANO MACIEL GARCIA FILHO, DAMARIS REGINA DE OLIVEIRA, JESSICA OLIVEIRA NOLETO