Dados do Trabalho
Título
SINAIS E SINTOMAS NEUROLÓGICOS COMO MANIFESTAÇÕES INICIAIS EM PACIENTE COM LINFOMA MALT GÁSTRICO E SCHWANNOMA UTERINO: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
O exame neurológico (EN) busca, sistematicamente, três diagnósticos: sindrômico, topográfico e etiológico, permitindo orientar a solicitação de exames complementares e monitorar atividade de doença. Na suspeita de neoplasias com alterações neurológicas, espera-se uma análise minuciosa do EN, buscando identificar possíveis síndromes paraneoplásicas.
Objetivos
Descrever os achados neurológicos em paciente com histórico de Linfoma MALT Gástrico (LMG) e Schwannoma Uterino (SU).
Delineamento e Métodos
Trata-se de um relato de caso coletado do prontuário de uma paciente em acompanhamento ambulatorial na neurologia.
Resultados
M.J.S.M., 66 anos, feminino, hipertensa, previamente hígida, apresentava parestesia do tipo formigamento em pés e mãos, fraqueza em pernas, hipoestesia nas mãos e incapacidade de deambular com evolução de 3 meses. Negava disautonomia, disfagia, dispneia e alterações visuais. Após investigação, recebeu diagnóstico de LMG e SU, realizando quimioterapia e exérese do Schwannoma. Após 5 meses do diagnóstico, vem referindo piora progressiva do quadro neurológico. Na família, histórico de câncer, negando neuropatias. No EN, ortostase apenas com apoio; sinal de Romberg; dismetria e disdiadocinesia bilateral; sarcopenia global com hipotonia em membros superiores (MMSS) e tônus preservado em membros inferiores (MMII); tetraparesia assimétrica de predomínio braquial pior distalmente; hiporreflexia de MMSS e arreflexia de MMII; anestesia em face medial de antebraços, mãos e pernas à nível patelar; hipoestesia em pés e face lateral da perna direita; apalestesia global; propriocepção alterada e exame de nervos cranianos inalterado. A eletroneuromiografia evidenciou neuropatia sensitiva axonal e assimétrica. A hipótese diagnóstica foi de uma síndrome deficitária sensitiva e motora assimétrica dos quatro membros de predomínio braquial com ataxia mista, de topografia ganglionar, com predomínio de fibras grossas em MMSS assimetricamente e presença de componente cerebelar, sendo a ataxia paraneoplásica onconeural uma etiologia provável. Assim, nesse momento, indicou-se pulsoterapia com Metilprednisolona 1g por 3 dias.
Conclusões/Considerações Finais
Este caso apresenta uma síndrome neurológica com características paraneoplásicas, cujas manifestações do tumor primário ou metastático são locais ou à distância. Assim, demonstra-se que a detecção precoce dos sinais e sintomas permite diagnosticar e tratar antecipadamente a doença de base buscando evitar sequelas neurológicas.
Palavras Chave
Exame Neurológico; Ataxia; Síndrome Paraneoplásica.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Amazonas - Brasil
Autores
JOSE GUILHERME MAIA, JOCIELE BARRETO RODRIGUES, FILIPE OLIVEIRA DO VALLE FILHO, RACHEL CARDOSO NUNES, MARIANA DE MENDONÇA LIMA YPIRANGA MONTEIRO