Dados do Trabalho


Título

ESOFAGITE EOSINOFILICA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença crônica caracterizada por inflamação eosinofílica, a qual pode levar à fibrose e disfunção do esôfago. Os principais sintomas são disfagia e impactação alimentar, também sendo relatados pirose e desconforto retroesternal como manifestações clínicas frequentes. O diagnóstico de EoE é clínico-patológico com necessidade de biópsias esofágicas evidenciando inflamação eosinofílica com contagem de pelo menos 15 eosinófilos por campo de grande aumento, sendo que o tratamento inclui intervenções dietéticas, farmacológicas e até mesmo endoscópicas.

Objetivos

Relatar caso de um paciente com múltiplos episódios de impactação alimentar reforçando a importância de anamnese e investigação adequada conforme a sintomatologia (sinais de alarme) do paciente.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 56 anos, com histórico de rinite alérgica. Procura atendimento por sensação de corpo estranho impactado após engasgo com pedaço de carne, relatando quatro episódios semelhantes de impactação alimentar nos últimos 3 anos com melhora após ingesta de líquidos em grande quantidade. Solicitada tomografia que evidenciou discreta dilatação do esôfago proximal e médio com conteúdo provavelmente impactado em esôfago distal. Realizada endoscopia digestiva alta (EDA) identificando alimento impactado aos 33 cm da arcada dentária superior sendo realizada translocação do corpo estranho até o estômago. Além disso, durante a EDA, visualizava-se mucosa esofágica friável com presença de anéis circunferenciais em toda a sua extensão, sendo realizadas biópsias cujo anatomopatológico mostrou esofagite crônica rica em eosinófilos, com edema e exocitose de eosinófilos intraepiteliais, com contagem de até 30 eosinófilos por campo de grande aumento. Paciente recebeu prescrição de inibidor da bomba de prótons, tendo sido orientada dieta restritiva para posterior avaliação ambulatorial quanto a terapia medicamentosa para tratamento da EoE.

Conclusões/Considerações Finais

EoE é uma doença crônica caracterizada por inflamação eosinofílica que induz dano tecidual levando à disfunção do órgão. Acredita-se que alimentos e alérgenos tenham um papel crucial em induzir a inflamação, havendo forte correlação com histórico de doenças alérgicas. Torna-se necessária suspeição clínica principalmente para pacientes que apresentam disfagia e/ou impactação alimentar, sendo os tratamentos comumente usados dieta, supressão ácida e glicocorticoides tópicos.

Palavras Chave

Esofagite eosinofílica, disfagia, inflamação eosinofilica

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

JORDANA BOTTIN ECCO, ANA MARIA GRACIOLLI, PATRICIA PARABONI BERSAGHI, CARLA BORTOLIN FONSECA, GEORGIA ONZI