Dados do Trabalho


Título

LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO E DOENÇAS AUTOIMUNES: A NECESSIDADE DA SUSPEIÇAO

Fundamentação teórica/Introdução

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune, multissistêmica e de etiologia multifatorial. Caracteriza-se por manifestações variáveis, podendo acometer diversos órgãos, entre eles o fígado. A ocorrência de múltiplas doenças autoimunes em um mesmo paciente, como a hepatite autoimune (HAI) e a Síndrome de Sjogren (SS) chama atenção, sendo o quadro clínico responsável por considerável impacto na qualidade de vida.

Objetivos

Demonstrar a importância da suspeição de outras doenças autoimunes associadas ao LES.

Delineamento e Métodos

Demonstrar a importância da suspeição de outras doenças autoimunes associadas ao LES.

Resultados

Feminina, 41 anos, comparece a emergência com piora da dor de lesões petequiais em membros inferiores que estava em investigação ambulatorial - internando para melhor investigação. Laboratório demonstrando sorologias para doenças infectocontagiosas negativas, anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) positivo, fator reumatoide > 1000, transaminases > 300, anti músculo liso reagente, anti-LKM não reagente (NR), FAN (fator antinuclear) 1:640 citoplasmático fibrilar, anti-RO reagente, anti-RNP (ribonucleoproteínas) NR, anti-LA NR, Anticardiolipina IgG NR e IgM Reagente, proteína C reativa 1,3, aumento clonal de proteínas gama, complemento consumido, Hemoglobina 10,9 e Leucócitos 2990. Anatomopatológico da pele revelou discreto infiltrado linfocitário perivascular e perianexial, com raros eosinófilos - imuno fenotipagem com depósitos granulares de IgA e IgM na parede dos vasos da derme, IgG e C3c negativo. Teste de Schirmer demonstrando olho seco grave. Devido as alterações clínicas-laboratoriais vigentes, fechou-se critérios para LES, associado a SS secundário. O ultrassom de abdômen demonstrou sinais de hepatopatia e a endoscopia digestiva alta, varizes de esôfago de fino calibre. Biopsia hepática compatível com hepatite crônica e autoimune. Após melhora clínica laboratorial com Prednisona 60mg/dia, recebe alta com Azatioprina, Prednisona 40mg/dia e acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

O LES associado a outras doenças autoimunes representam diagnóstico difícil e raro. Tanto pelo SS quanto pelo LES, a elevação de enzimas hepáticas pode ocorrer na atividade da doença de base, no entanto, outras causas como a HAI devem ser consideradas. Conforme demonstrado, deve-se ter alta suspeição e valorização da clínica do paciente. Assim direcionando o tratamento para o melhor controle de doença e prognóstico ao paciente.

Palavras Chave

lúpus; hepatite; sjogren; autoimunes

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS - Santa Catarina - Brasil

Autores

MATEUS LUCAS PEGORETTI, SARAH LYANE VENZON, ANA JULIA GIRARDI GONÇALVES, CATARINA D'ORSI JUNQUEIRA, GLÁUCIO RICARDO WERNER DE CASTRO