Dados do Trabalho


Título

NEFROPATIA POR IGA ASSOCIADA A MIOCARDITE VIRAL COM EVOLUÇAO GRAVE EM PACIENTE JOVEM E ASSINTOMATICO

Fundamentação teórica/Introdução

A nefropatia por IgA (NIgA) é a doença renal glomerular primária mais comum e acomete principalmente indivíduos jovens. É uma doença poligênica complexa, cujo achado patognomônico é a presença de depósitos mesangiais renais de IgA que são demonstrados por microscopia de imunofluorescência. Sua progressão é lenta e faz com que 40% dos pacientes progridam para falência renal em 20 anos. Já a miocardite viral se caracteriza por doença inflamatória do miocárdio que pode evoluir para morte súbita. Seu diagnóstico se dá sobretudo por meio da suspeita clínica e confirmação com biópsia. O prognóstico possui um grande espectro com 30% dos casos graves evoluindo com miocardiopatia dilatada e insuficiência cardíaca.

Objetivos

Apresentar um caso de Miocardiopatia Viral associado a Nefropatia por IgA e seu pior prognóstico quando não acompanhada de forma adequada.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente de 27 anos com histórico prévio de miocardiopatia viral em 2018 com progressão do quadro para proteinúria nefrótica, injúria renal aguda e insuficiência cardíaca de fração reduzida comprovada por ecocardiograma. Realizou biópsia renal na internação com achados de depósitos de IgA com localização em mesângio de padrão granular e distribuição difusa compatível com nefropatia por IgA. Já a biópsia miocárdica foram visualizadas infiltrado inflamatório linfomononuclear intersticial discreto e focal, sem agressão a cardiomiócitos e fibrose moderada e focal em interstício miocardico e endocárdico. Após alta hospitalar, manteve-se assintomático e em acompanhamento irregular com a cardiologia. Em maio de 2023, vem ao hospital referindo pródromos virais de início há 20 dias. Laboratório de admissão com anemia e creatinina de 10,9, sendo indicada internação hospitalar e iniciada terapia renal substitutiva. Submetido a nova biópsia renal que ratificou o diagnóstico de nefropatia por IgA. Ecocardiograma transtorácico evidenciando fração de ejeção 27%. Recebe alta hospitalar com indicação de hemodiálise regular com encaminhamento à centro de referência para transplante cardíaco e renal.

Conclusões/Considerações Finais

NIgA tem sido raramente associada a uma variedade de outras doenças. Na literatura, não foi encontrada associação direta com miocardiopatia viral. Entretanto, o surgimento de ambas as patologias foi devido a acometimento autoimune comprovado por biópsia e com progressão importante em um período curto de tempo por falta de acompanhamento, levando a perda de qualidade de vida de um paciente jovem.

Palavras Chave

Glomerulonefrite por IGA; Insuficiência Cardíaca.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

HOSPITAL DE FORÇA AÉREA DO GALEÃO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUCAS MOREIRA PORTO FLORIDO, MARIANA FERREIRA RIBEIRO, IVAN GUANAIS OLIVEIRA DE SOUZA, OTTON EDUARDO MENDONÇA ZARRO, CAMILLA CUNHA CORREA