Dados do Trabalho
Título
TERAPIA COM ETANERCEPTE NA NECROLISE EPIDERMICA TOXICA: SERIE DE CASOS
Fundamentação teórica/Introdução
A necrólise epidérmica tóxica (NET) é uma reação adversa aguda e grave à droga com acometimento mucocutâneo em mais de 30% da superfície corpórea. Apresenta uma taxa de mortalidade de aproximadamente 25-30% além do risco elevado de sequelas crônicas multissistêmicas. O diagnóstico é clínico e o tratamento inclui a suspensão da droga causadora e suporte interdisciplinar em unidade de terapia intensiva (UTI). Terapias específicas eficazes são pesquisadas para melhor manejo da doença e estudos encorajadores têm mostrado benefício da terapia com etanercepte, um inibidor do fator de necrose tumoral alfa (TNFα) em pacientes com NET.
Objetivos
Analisar série de casos de pacientes com necrólise epidérmica tóxica tratados com etanercepte.
Delineamento e Métodos
Estudo retrospectivo, observacional, descritivo, transversal, tipo série de casos de pacientes diagnosticados com necrólise epidérmica tóxica, atendidos no período de 2020 a 2022.
Resultados
Três pacientes do sexo masculino com idades de 44, 57 e 88 anos portadores de NET receberam terapia com etanercepte (50 mg, SC, dose única) além do tratamento primário com suspensão imediata da droga causadora e suporte clínico em UTI. A medicação foi administrada em até 6 horas da admissão no serviço e até o quinto dia do início dos sintomas. A pontuação no SCORTEN era de 3, 4 e 4 pontos respectivamente. Houve melhora clínica e cicatrização completa das lesões nos dois primeiros casos. O terceiro paciente admitido com atraso no diagnóstico de NET evoluiu para óbito após choque séptico refratário. Não foram observados efeitos adversos ao etanercepte.
Conclusões/Considerações Finais
A NET é uma doença rara e grave induzida por droga com alta taxa de mortalidade e complicações. Embora seja uma emergência médica, permanece ainda sem tratamento específico eficaz e bem definido. Estudos mostram que o etanercepte pode ser uma nova abordagem para NET, embora os resultados ainda sejam conflitantes na literatura mostrando a necessidade de estudos com amostras mais robustas e grupo controle para uma conclusão definitiva.
Palavras Chave
Necrólise epidérmica tóxica, etanercepte.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - São Paulo - Brasil
Autores
EMANUELY APARECIDA NUNES, JULIANO MARCOS MARTINS JUNIOR, LARISSA PAULINO, AMADEU AMADEU JOSÉ RODRIGUES QUEIRÓZ