Dados do Trabalho
Título
Complicações tardias do uso estético de preenchedor à base de poliacrilamida hidrogel: um relato de caso.
Fundamentação teórica/Introdução
A bioplastia é um procedimento em que se utilizam preenchedores, com a finalidade de remodelar áreas do corpo. O profissional habilitado deve determinar o tipo e a quantidade do produto a ser injetado, dependendo das características cutâneas, musculares e ósteocartilaginosas de cada paciente e área tratada. Dentre as possíveis complicações, pode-se destacar embolia vascular, necrose, granulomas, deslocamento do material, reação inflamatória, infecção e, até mesmo, óbito.
Objetivos
Relatar e discutir o caso clínico de uma paciente que apresentou complicações tardias após a realização de um procedimento estético em região glútea, com o uso de um preenchedor à base de poliacrilamida hidrogel.
Delineamento e Métodos
Relato de caso retrospectivo observacional.
Resultados
Paciente feminina, adulta, chegou em consultório de Dermatologia com queixa de dor nas costas e edema local há 45 dias. Relatou que, há cerca de 4 meses, realizou bioplastia glútea e que a profissional, não médica, não informou de que o produto utilizado - preenchedor à base de poliacrilamida hidrogel - não possui liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foi constatada a presença de sinais flogísticos em região sacral, sem sinais de sofrimento vascular. À suspeita de migração do produto injetado para a região sintomática, foi solicitado exames laboratoriais e ultrassonografia, os quais indicaram a presença do Aqualift no local e de resposta inflamatória, com elevação da Proteína C Reativa, sendo submetida à antibioticoterapia empírica de amplo espectro, sem sinais de melhora. Paciente foi internada em hospital, onde iniciou tratamento com Ceftriaxona 2g/dia por 3 dias, sendo necessária a sua substituição para Oxacilina 8g/dia por 5 dias, obtendo melhora e alta clínica. À ressonância foi identificada a permanência de material exógeno, sendo indicada, como padrão ouro, a cirurgia eletiva para sua completa remoção.
Conclusões/Considerações Finais
Nos preenchimentos corporais, o produto, a qualificação do profissional e a técnica da aplicação podem aumentar o risco de complicações, o que traz à tona a necessidade de um controle mais rigoroso pelas entidades reguladoras. Tais complicações podem acarretar deformidades e desfechos graves, nesse sentido, a abordagem terapêutica representa um desafio.
Palavras Chave
Poliacrilamida; Preenchedores Dérmicos; Complicação de procedimento estético
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
ANA ALICE ARAUJO RIBEIRO CANDIDO, BRUMNA VALDIVIESO GEORGES, HELENA JEREMIAS MENDES, LETICIA BERNARDO MINATTO, RAFAELA LETICIA VENTURA