Dados do Trabalho
Título
GLOMERULOPATIA DIFUSA AGUDA POS INFECCIOSA COM PROTEINURIA NEFROTICA EM ADULTO COM OBESIDADE MORBIDA: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução:Glomerulonefrite difusa aguda pós infecciosa (GNDA/GNPE) é uma doença típica da população pediátrica que cursa com síndrome nefrítica. O quadro em adultos pode ser mais atípico com proteinúria nefrótica e tem influência de outras comorbidades (diabetes, obesidade), podendo ter desfechos simples até doença renal terminal.
Objetivos
Objetivos: Relatar um caso de GNDA/GNPE em fase crônica latente em adulto com obesidade mórbida com síndrome nefrítica e componente de proteinúria nefrótica, a fim de demonstrar as diversas facetas de apresentação clínica de uma doença conhecida de longa data e típica em crianças.
Delineamento e Métodos
Métodos: Trata-se de relato de caso, a partir de informações de prontuário.
Resultados
Descrição do caso: J.A.M.S, 22 anos, sexo feminino, obesa mórbida. Internada por rinossinusite e faringoamigdalite de repetição. A admissão foi evidenciado teste para streptococcus positivo e alteração da função renal. Iniciado antibioticoterapia e solicitada tomografia de seios da face com rinossinusite aguda. Desde o início do internamento apresentava picos pressóricos e após achado em sumário de urina com proteína abundante, foi aventada hipótese de glomerulopatia e solicitada pesquisa para hipertensão secundária. Exames de topografia renal sem alterações e secundarismo com evidência de hipotireoidismo, provas autoimunes e sorologias virais sem alterações. Paciente resgatou exame polissonográfico realizado previamente com apneia grave . Solicitada proteinúria com 21 gramas em 24 horas. Evidenciada retinopatia hipertensiva grau I. Como não foi identificada causa etiológica clara e paciente apresentava proteinúria intensa, foi realizada biópsia renal (microscopia óptica e eletrônica) com depósitos subepiteliais com aspecto de gibas e fusão podocitária (20-30%) que associados a história clínica corroboraram o diagnóstico de GNDA/GNPE em fase crônica latente. Iniciada terapia anti hipertensiva e nefroprotetora, tratamento para hipotireoidismo, uso do CPAP e orientação de mudança de estilo de vida. Paciente mantém acompanhamento com parâmetros pressóricos e função renal dentro da normalidade.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusão: Apesar de ser uma patologia da infância, GNPE deve ser considerada em adultos com síndrome nefrítica e achados atípicos. A biópsia renal ganha mais importância para confirmação, diagnóstico diferencial (nefropatia por IgA e glomerulonefrite por C3) e análise evolutiva e prognóstica da doença.
Palavras Chave
Palavras-chave: Glomerulonefrite pós infecciosa. Proteinúria. Obesidade.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Real Hospital Português - Pernambuco - Brasil
Autores
VITORIA LOUISE SILVA BARROS, BEATRIZ NEVES DE MOURA FERREIRA GOMES, RENATO ÁDLER POMÍLIO DE SOUSA, PEDRO HENRIQUE ELIAS DE ALMEIDA, FILIPE CORREIA PORTELLA