Dados do Trabalho
Título
EMBOLIA SEPTICA PULMONAR SECUNDARIA A PICADA DE ARANHA MARROM: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
INTRODUÇÃO: A EMBOLIA SÉPTICA PULMONAR (ESP) É UMA CONDIÇÃO RARA CAUSADA POR TROMBO QUE PERCORRE A CORRENTE SANGUÍNEA DE FONTE INFECCIOSA DISTANTE, CAUSANDO INSULTO EMBÓLICO/ISQUÊMICO E INFECCIOSO. O STAPHYLOCOCCUS AUREUS ESTÁ ENTRE OS PATÓGENOS MAIS COMUNS. SEUS FATORES DE RISCO SÃO DROGAS INJETÁVEIS, CELULITES, DISPOSITIVOS INVASIVOS E ENDOCARDITE INFECCIOSA. O DIAGNÓSTICO SUGESTIVO PODE SER POR EVIDÊNCIA CLÍNICA-RADIOLÓGICA DA INFECÇÃO E FATOR DE RISCO PREDISPONENTE.
Objetivos
OBJETIVO: RELATAR CASO DE CELULITE POR PICADA DE ARANHA COM EVOLUÇÃO PARA EMBOLIA SÉPTICA PULMONAR.
Delineamento e Métodos
MÉTODO: RELATO DE CASO DE PACIENTE EM ENFERMARIA DE CLÍNICA MÉDICA EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE PERNAMBUCO.
Resultados
RELATO DE CASO: PACIENTE, 33 ANOS, SEXO MASCULINO, SEM COMORBIDADES PRÉVIAS E SEM COMPORTAMENTOS DE RISCO, COM HISTÓRIA DE PICADA POR ARANHA MARROM EM MEMBRO SUPERIOR DIREITO HÁ 2 SEMANAS DA ADMISSÃO, EVOLUINDO COM EDEMA, RUBOR, CALOR E ULCERAÇÃO CENTRAL NO LOCAL. PRESCRITO CEFALEXINA E ESCALONADO PARA CEFTRIAXONA E CLINDAMICINA POR PIORA DO QUADRO CUTÂNEO. EVOLUIU COM DISPNEIA, DOR TORÁCICA EM DORSO E PICOS FEBRIS NO INTERNAMENTO, ALÉM DE INFILTRADO EM ÁPICE DE HEMITÓRAX DIREITO EM RADIOGRAFIA DE TÓRAX. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC) COM PROTOCOLO PARA TROMBOEMBOLISMO PULMONAR DESCARTOU TROMBO E ULTRASSONOGRAFIA DE PARTES MOLES EVIDENCIOU TROMBOFLEBITE. MODIFICADO ESQUEMA ANTIBIÓTICO PARA PIPERACICLINA E TAZOBACTAM. SOROLOGIAS NÃO REAGENTES, HEMOCULTURAS SEM CRESCIMENTO BACTERIANO, ELETROCARDIOGRAMA NORMAL E ECODOPPLERCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO SEM EVIDÊNCIAS DE VEGETAÇÕES. TC DE TÓRAX SEM CONTRASTE COM DERRAME PLEURAL BILATERAL, MAIS EVIDENTE À DIREITA, ASSOCIADO A MÚLTIPLOS NÓDULOS PULMONARES ARREDONDADOS, BEM DELIMITADOS, ALGUNS COM CAVITAÇÃO CENTRAL, PREDOMINANDO NOS LOBOS SUPERIORES, ALÉM DE ÁREAS DE CONSOLIDAÇÃO PARENQUIMATOSA. DIANTE DOS ACHADOS RADIOLÓGICOS SUGESTIVOS DA ESP, ASSOCIADO TEICOPLANINA AO ESQUEMA TERAPÊUTICO. REPETIDO IMAGEM APÓS 10 DIAS DO TRATAMENTO, COM MELHORA IMPORTANTE. PACIENTE APRESENTOU BOA EVOLUÇÃO CLÍNICA, SENDO SUSPENSO ANTIBIOTICOTERAPIA. SUGERIU-SE, ENTÃO, QUADRO DE EMBOLIA SÉPTICA PULMONAR POR CELULITE APÓS PICADA DE ARANHA.
Conclusões/Considerações Finais
CONCLUSÃO: POR SER UM QUADRO DE DIFÍCIL DIAGNÓSTICO, DEVIDO APRESENTAÇÃO CLÍNICA E RADIOLÓGICA BASTANTE INESPECÍFICAS, É IMPORTANTE SEMPRE LEMBRAR DA ESP DURANTE SUA INVESTIGAÇÃO, COM INTUITO DE DIAGNOSTICAR E INICIAR A TERAPIA DE FORMA MAIS PRECOCE. CASO ISSO SEJA IGNORADO, O PROGNÓSTICO DO PACIENTE PODE SE TORNAR BASTANTE RESERVADO.
Palavras Chave
EMBOLIA; CELULITE; CAVITAÇÃO; VENENOS DE ARANHA
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Hospital da Restauração - Pernambuco - Brasil
Autores
INGRID DANTAS SAMPAIO LEITE, ARTUR SILVA TRINDADE, CLARA FELINTO RAMOS, LETÍCIA PINHEIRO DE MELO, MARINA LIA FOOK MEIRA BRAGA