Dados do Trabalho
Título
Desconhecimento dos internos de medicina no atual cenário da ultrassonografia à beira leito nas faculdades de medicina de Belém-PA
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução: A ultrassonografia “point of care” (POCUS) vem sendo amplamente utilizada na prática clínica diária como extensão do exame físico. Na última década, escolas médicas ao redor do mundo incluíram o ensino do exame na grade curricular da graduação. No Brasil, essa iniciativa ocorreu em meados de 2013, mas o atual cenário do ensino da POCUS na graduação médica no país, bem como fatores limitantes para sua implementação efetiva ainda são pouco conhecidos.
Objetivos
Objetivos: Avaliar a segurança dos estudantes do internato de medicina de Belém do Pará na utilização da ultrassonografia à beira leito na prática clínica e quais limitações dificultam seu ensino na graduação, na percepção do aluno.
Delineamento e Métodos
Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal e qualitativo, realizado em 4 faculdades de medicina de Belém-PA, com alunos matriculados no internato, os quais foram submetidos a um questionário online, via Google Forms, para avaliar a percepção sobre segurança na utilização da POCUS na prática clínica, interesse na inserção de seu ensino na graduação, utilizando-se a escala Likert de 5 pontos, e itens que justificam a limitação para o aprendizado do exame de imagem na graduação, com opção de seleção múltipla de 11 alternativas. Os dados foram organizados e analisados em tabelas e gráficos nos programas Microsoft Excel® e Microsoft Word®.
Resultados
Resultados: Foram obtidas 124 respostas no total. Sobre a segurança do aluno na utilização da ultrassonografia à beira leito na prática clínica: 2 (1,6%) concordaram totalmente, 21 (16,9%) concordaram parcialmente, 14 (11,3%) foram neutros, 34 (27,4%%) discordaram parcialmente e 53 (42,7%) discordaram totalmente. Quanto ao interesse na inserção da POCUS na graduação, 120 alunos (96,8%) concordaram totalmente e 4 (3,2%) concordaram parcialmente. Por último, os três itens mais identificados como justificativa para limitação de seu aprendizado na graduação foram: falta de oportunidades, 89 (71,2%), falta de incentivo pelas Escolas Médicas, 89 (71,2%) e falta de aparelho de ultrassom, 86 (68,8%).
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: O desenvolvimento do presente estudo possibilitou identificar que ainda há insegurança na utilização da ultrassonografia à beira leito por parte dos estudantes de medicina do internato das faculdades de Belém do Pará, os quais percebem que há importantes limitações para a implementação de seu ensino durante a graduação, apesar de haver significativo interesse para tal.
Palavras Chave
Ultrassonografia à beira leito; Ensino médico; Graduação médica.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Autores
GIULIANA MORGADO FERREIRA PORTELA, LUCIANO MOURA DE ASSUNÇÃO, MATHEUS PEREIRA DO COUTO ROCHA, NICOLE MORAIS DILLON, BIANCA DA SILVA STREITHORST ORNELA