Dados do Trabalho
Título
USO DO SITE GPT PARA ORIENTAÇAO DE PACIENTES COM DOR CRONICA
Fundamentação teórica/Introdução
A dor crônica é definida como a persistência da dor por mais de 3-6 meses, afetando o bem-estar do indivíduo, sendo considerada um problema de saúde pública mundial, desencadeando estresse físico e emocional e altos custos financeiros e sociais. De acordo com revisão sistemática com 35 estudos sobre a prevalência de dor crônica no Brasil, essa varia de 23,02 a 76,17%, afetando mais o sexo feminino, com predominância na região centro-oeste (56,25%). Essa estatística justifica que sejam realizadas pesquisas, estudos e trabalhos que desenvolvam e forneçam à população ferramentas de auxílio na dor. No cenário atual a internet é utilizada como um auxílio para os pacientes sanarem suas dúvidas; a inteligência artificial, mais especificamente o Chat GPT, poderia ser uma assistência para pacientes com dor crônica. O Chat GPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela Open AI, projetado para responder consultas baseadas em texto e gerar respostas em linguagem natural. Faz parte do campo mais amplo da inteligência artificial conhecido como processamento de linguagem natural (PNL), que visa ensinar os computadores a entender e interpretar a linguagem humana. Entretanto, necessita-se da validação do chat para o uso seguro das informações.
Objetivos
Analisar o uso do Chat GPT como instrumento para educação em saúde e auxílio de cuidado em pacientes portadores de dor crônica.
Delineamento e Métodos
Estudo prospectivo observacional transversal, realizado utilizando busca nas principais bases de dados a fim de identificar as principais dúvidas dos pacientes com dor crônica, e confirmar se há confiabilidade nas respostas para tais questionamentos fornecidos pelo chat GPT; foi utilizado o guia integrado de manejo da dor – “ACPA Resource Guide to Chronic Pain Management: An Integrated Guide to Comprehensive Pain Therapies” – que teve as informações cruzadas com o chat.
Resultados
Após o cruzamento de informações da ACPA e do Chat GPT, concluiu-se que é seguro para os pacientes que interroguem o chat sobre dúvidas transversais, auxiliando no entendimento da dor crônica e no manejo inicial, assim como para orientações sobre sinais de alerta.
Conclusões/Considerações Finais
A inteligência artificial pode atuar como aliada na educação em saúde de pacientes, tema a ser discutido e de suma importância em um mundo movido pela tecnologia. O uso do chat GPT para orientação de pacientes com dor crônica é valido e pode ser uma ferramenta na educação em saúde da atenção primária e inserido no arsenal de competências e habilidades em educação médica.
Palavras Chave
Dor Crônica, Percepção da Dor, Inteligência Artificial, Aquisição de Conhecimento (Computador), Educação Médica, Educação em Saúde.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Universidade Positivo - Paraná - Brasil
Autores
EVERSON ANDRADE DE CARVALHO, LARISSA COLI VIEIRA, AMANDA CITON BUHLER, VICTORIA BIZZI VIEIRA, VITORIA ZANELLATO KRZIZANOWSKI