Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA TUBERCULOSE NO ESTADO DO AMAZONAS NO PERIODO ENTRE 2020 E 2022
Fundamentação teórica/Introdução
Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e de curso crônico que acomete principalmente o pulmão. Apesar de facilmente tratável quando identificada precocemente, a tuberculose ainda permanece como um problema de saúde a nível global. Estima-se que um terço da população mundial esteja infectada por esta doença e que o índice de mortalidade seja de 1,3 milhões. No estado do amazonas, a TB é uma doença endêmica e atualmente é o estado com maior incidência de casos dessa enfermidade. Nesse contexto, faz-se necessário traçar o perfil epidemiológico da TB na região com o intuito de auxiliar as gestões públicas no direcionamento de estratégias e planos de ações para o combate dessa doença no Amazonas.
Objetivos
Objetivos: Esta pesquisa teve o objetivo de traçar o perfil epidemiológico dos indivíduos acometidos por tuberculose no estado do Amazonas, no período de 2020 e 2022, e de analisar o número de casos confirmados dessa doença, considerando aspectos como idade, sexo, escolaridade, região e forma extrapulmonar.
Delineamento e Métodos
Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo e transversal. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, vinculado ao DATASUS. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas variáveis sociodemográficas e epidemiológicas e aplicada estatística descritiva.
Resultados
Resultados: Durante o período estudado foram diagnosticados e notificados 12.102 casos de TB no Amazonas. A maior incidência da doença encontra-se na faixa etária entre 20 e 29 anos. Além disso, a maioria dos casos era do sexo masculino (62,27%) e ensino médio completo (22,02%). Quanto a região de saúde no Amazonas, Manaus, entornos e Alto Rio Negro correspondem ao maior número de pessoas infectadas por TB. A forma pulmonar prevalece em relação a extrapulmonar e a TB pleural é o tipo mais acometido.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: Ao avaliar o perfil epidemiológico da TB no Amazonas, no período entre 2020 e 2022, concluiu-se a permanência dos altos índices dessa doença no estado. Com base no estudo, identificou-se a prevalência da TB em indivíduos jovens do sexo masculino. Tais dados demonstram a necessidade de melhorar as medidas preventivas e protetivas dessa doença no estado do Amazonas, em especial a população mais vulnerável. Desse modo, cabe a gestão e aos profissionais atuantes estabelecerem estratégias de intervenção efetivas que contribuam para a diminuição da TB nessa região.
Palavras Chave
Descritores: Epidemiologia. Tuberculose. Amazonas.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Trabalhos Científicos
Instituições
Universidade Nilton Lins - Amazonas - Brasil
Autores
WILLIAN WALLACE DE PAULA LIMA, LETÍCIA PRAIA DE ALENCAR, ANDRESSA BERTOLO, PAMMELA CARVALHO CORREIA