Dados do Trabalho


Título

POLINEUROPATIA DESMIELINIZANTE INFLAMATORIA CRONICA EM PACIENTE IDOSA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC) é uma neuropatia autoimune adquirida, rara e compromete nervos periféricos e raízes nervosas. Caracteriza-se pela fraqueza simétrica muscular proximal e distal por ao menos dois meses. A diversidade do quadro leva à discrepância entre a epidemiologia na literatura e a real incidência.
Os critérios clínicos, eletrodiagnósticos e laboratoriais da European Federation of Neurological Societies and the Peripheral Nerve Society (EFNS/PNS) são os mais utilizados. Apesar da alta sensibilidade e especificidade, erros diagnósticos ocorrem em até 50% dos casos. O tratamento exige estratégias complexas e individualizadas, com corticosteróides, transfusão de plasma e imunoglobulina intravenosa (IgIV), a qual exerce uma atividade anti-inflamatória.

Objetivos

Descrever um caso de PDIC, com o intuito de suprir eventuais lacunas existentes na literatura científica e agregar informações significativas sobre essa condição rara.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso clínico, observacional e retrospectivo, sobre paciente diagnosticada com PDIC, por meio de revisões de prontuário médico e entrevistas com familiares e membros da equipe multidisciplinar encarregada.

Resultados

Paciente, sexo feminino, 63 anos, natural e residente no interior do RS, previamente hipertensa. Em 2022 iniciou com paresia, parestesia e fasciculações da musculatura dos membros inferiores, evoluindo para perda de força e hiporreflexia. Em dois meses progrediu para perda de força em membro superior direito e, após, para membro superior contralateral. Descartou-se o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica conforme evolução da patologia e de novos exames. A paciente internou pela primeira vez em fevereiro de 2023, em um HU do RS, diagnosticada com PDIC através da sua clínica e da análise de líquor somada a exame de eletroneuromiografia. Iniciou tratamento com IgIV. Manteve controle de esfíncteres e manutenção do sensório, porém por quadro de provável pneumonia broncoaspirativa foi entubada e transferida para a UTI geral, onde continuou a ser tratada para polineuropatia de base, mas evoluiu para óbito por outras complicações.

Conclusões/Considerações Finais

A PDIC é uma doença rara e com poucos relatos na literatura, necessitando de mais estudos e definições que facilitem o diagnóstico e o tratamento, para que os profissionais de saúde saibam conduzi-la de forma adequada por ser uma doença crônica, progressiva e debilitante.

Palavras Chave

Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica; Sistema Nervoso Periférico; Desmielinização Nervosa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

EDUARDO SOARES MACHADO, ALYCE CASTELO SAMPAIO, BEATRIZ CAMPELLO HUNNICUTT, BRENDA SIQUEIRA SANTOS, LEANDRO PEREIRA JANELLI DA SILVA