Dados do Trabalho
Título
DIFICIL DIAGNOSTICO DE LEUCEMIA LINFOBLASTICA AGUDA (LLA) EM CASO ATIPICO: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é uma transformação maligna e proliferação de células progenitoras linfóides na medula óssea, sangue e tecidos extramedulares. Frequentemente se apresenta através de sintomas relacionados à anemia, trombocitopenia e neutropenia, podendo cursar com linfonodomegalias, hepatoesplenomegalia, e sintomas constitucionais. Apesar de acometer pacientes em todas as faixas etárias, é mais comum na infância; aproximadamente 20% dos casos ocorrem em adultos, e possuem pior prognóstico em comparação à população pediátrica. O diagnóstico correto e tratamento precoce são fundamentais para aumento da sobrevida destes pacientes.
Objetivos
Relatar caso de LLA de células B com anemia leve à admissão e sintomas sugestivos de doença reumatológica.
Delineamento e Métodos
Relato de caso, estudo retrospectivo observacional do tipo descritivo realizado através de revisão do prontuário do paciente em hospital de Florianópolis-SC.
Resultados
Paciente de 16 anos, do sexo masculino, admitido em enfermaria de um hospital público em julho de 2022 por artrite migratória e febre de origem desconhecida. Referia também fadiga e inapetência, sudorese noturna, e perda de 16 kg em três semanas. Apresentava-se hipocorado, sem linfonodos ou visceromegalias palpáveis. Avaliação osteoarticular demonstrou dor e edema em joelho esquerdo. Achados laboratoriais iniciais demonstraram anemia microcítica leve (hemoglobina = 11,0g/dL), aumento de ferritina, discreta elevação de transaminases. Com base nestes achados foi aventada hipótese de doença de Still do adulto, com pontuação pelos critérios de Yamaguchi igual a 5 (febre, artralgia, elevação de transaminases, infecções e fator reumatoide e antinuclear negativos). Paciente evoluiu com pancitopenia de rápida progressão, sendo então tentado aspirado de medula óssea (AMO), sem sucesso por aspirado seco (dry tap). Por piora clínica e laboratorial (neutropenia com 1100 segmentados), foi iniciada prednisona empiricamente, com rápida recuperação do hemograma. Após suspensão da corticoterapia para nova avaliação medular, realizada biópsia de MO, que detectou 62% de blastos, confirmando diagnóstico de LLA-B.
Conclusões/Considerações Finais
A apresentação sugestiva de doença reumatológica atrasou o diagnóstico, visto que as citopenias com presença de células imaturas são os principais achados que sugerem leucemias agudas. Esta apresentação atípica reforça a importância da avaliação medular na suspeita de infiltração.
Palavras Chave
Leucemia Linfóide Aguda; pancitopenia; febre de origem desconhecida; artrite; doença de still do adulto; Relato de caso.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
PALOMA SIMOES FLORIO HECK, LUIZA FACHIN BALDISERA, VITOR ANDREI ARAUJO, CAMILA PIAIA