Dados do Trabalho
Título
APRESENTAÇAO ATIPICA DE MIELOMA MULTIPLO: UM RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS), a América do Sul, em 2020, apresentou incidência de 2,0 casos de Mieloma Múltiplo a cada 100 mil habitantes em ambos os sexos, enquanto, no Brasil, entre 2013 e 2019, estima-se uma incidência de 1,24 casos a cada 100 mil habitantes em ambos os sexos, de acordo com dados do Painel Oncologia Brasil. Define-se Mieloma Múltiplo como uma neoplasia maligna da medula óssea caracterizado pela proliferação descontrolada de plasmócitos. Dentre os fatores de risco, os principais são: Idade maior que 65 anos, sexo masculino, descendência afro-americana e histórico familiar, sobretudo, de parentes de primeiro grau. Além disso, condições clínicas como Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (GMSI) e Plasmocitoma Solitário também estão associadas ao desenvolvimento de Mieloma Múltiplo.
Objetivos
Alertar para casos de Mieloma Múltiplo que apresentam padrão atípico da doença.
Delineamento e Métodos
Relato de caso, estudo retrospectivo, observacional.
Resultados
Homem, branco, 35 anos, anêmico, com rima desviada à esquerda, apresentou perda de 18kg em 2 meses, assim como a perda não aguda de força (não graduada) dos membros inferiores. Paciente referiu internamentos recorrentes devido a queixas de dores persistentes em quadril e ombros. Histórico prévio de doença renal crônica em fase de hemodiálise. Apresentou hipercalcemia e pico monoclonal em gama na eletroforese de proteínas, sugestivo de mieloma múltiplo. O diagnóstico foi definitivo após o mielograma confirmatório com presença de infiltrado plasmocitóide (17,2%) atípico com pico monoclonal restrito à cadeia leve Lambda. A análise imuno-histoquímica de medula óssea foi positiva para anticorpos CD138, cadeias leves Lambda e negativa para cadeias Kappa.
Conclusões/Considerações Finais
Dor óssea, anemia, alterações de função renal e infecções são sintomas comuns no mieloma múltiplo e, portanto, devem sempre ser levados em consideração para pesquisa dessa doença. Outras manifestações clínicas são a fadiga, perda de peso, parestesia e febre. Apesar de acometer majoritariamente pessoas com mais de 65 anos, o mieloma múltiplo pode se manifestar em pacientes mais jovens. Desse modo, na presença de história clínica compatível, deve-se sempre suspeitar de Mieloma Múltiplo e fazer a devida investigação clínica, diagnóstico precoce e tratamento adequado visando melhorar a qualidade de vida.
Palavras Chave
Mieloma múltiplo; neoplasia de plasmócitos; pico monoclonal gama.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
DEMED - UNICENTRO - Paraná - Brasil, Liga Acadêmica de Clínica Médica da UNICENTRO - Paraná - Brasil, UNICENTRO - Paraná - Brasil
Autores
ENAYLE AMANDA NASCIMENTO TURRA, LEONARDO NARDI FARINAZZO, PEDRO HENRIQUE SALVEGO RODRIGUES , RHAUANA MUNHOZ BERTAO, FELIPE YUITI MATSUDA PAULI