Dados do Trabalho
Título
FUNGEMIA POR TRICHOSPORON ASAHII EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Trichosporon asahii (T. asahii) é um fungo basidiomiceto leveduriforme presente no ambiente e também no corpo humano. É um patógeno oportunista, podendo causar doenças superficiais; manifestação no sistema nervoso central; endocardite e fungemia, ocorrência mais comum. Acomete com mais frequência paciente com imunodeficiência e neoplasias hematológicas, sendo comum junto a doenças hematológicas. A mortalidade pode chegar a 90%.
A fungemia por T. asahii tem aumentado e embora rara em imunocompetentes, há risco nos casos de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uso de cateter venoso central, trauma, ventilação mecânica, uso de sondagem vesical e administração de antibióticos de amplo espectro. Pesquisas in vitro mostram superioridade da terapia com voriconazol, entretanto, pela alta mortalidade e baixa incidência, faltam estudos in vivo.
Objetivos
Relatar caso atípico de infecção de corrente sanguínea por T. asahii em paciente imunocompetente.
Delineamento e Métodos
Trata-se de estudo na modalidade relato de caso de paciente atendido em hospital terciário.
Resultados
Masculino, 63 anos, natural de Londrina-PR, sem histórico de comorbidades, imunossupressão ou uso de medicações. Admitido em hospital terciário devido tórax instável após colisão bicicleta X anteparo. Na admissão, realizada intubação orotraqueal, drenagem pleural por pneumotórax traumático e transferido à UTI. Adquiriu pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), fez uso de Meropenem e Vancomicina. Ao longo da internação, apresentou disfunção de múltiplos órgãos sendo iniciado droga vasoativa por cateter venoso central e hemodiálise intermitente. Após término de antibiótico, com 22 dias de internação teve piora dos parâmetros ventilatórios, aumento da vazão de aminas vasoativas, mantendo-se febril em todos os períodos. Houve crescimento de leveduras na hemocultura após sete dias da solicitação, sendo possível identificação de T. asahii. por Matrix Assisted Laser Desorption Ionization Time of Flight Mass Spectrometry (MALDI-TOF). Iniciado Anfotericina B e Voriconazol, porém paciente evoluiu com choque refratário e cinco dias após início de antifúngicos foi à óbito.
Conclusões/Considerações Finais
Apesar de mais frequente em indivíduos com imunodeficiência, existem condições que aumentam o risco de fungemia por T. asahii em imunocompetentes. Por isso, é preciso atentar-se a tais situações para prevenção e suspeição precoce, bem como aprofundar conhecimentos na patogênese e tratamento dessa condição visando modificar o prognóstico e alta mortalidade associados.
Palavras Chave
Trichosporon Asahii; fungemia; imunossupressão.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Irmandade Santa Casa de Londrina - Paraná - Brasil
Autores
JEAN MARCOS DE COSTA, JORDANA SMANIOTTO ROSSI, ANDREIA ETSUKO ISHII, JESSICA BASTOS MARTINS, WALTON LUIZ DEL TEDESCO JÚNIOR