Dados do Trabalho
Título
PUSTULOSE EXANTEMATICA GENERALIZADA AGUDA (PEGA) POSSIVELMENTE INDUZIDA POR CONTRASTE IOHEXOL: UM RELATO DE CASO.
Fundamentação teórica/Introdução
A pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA) é um efeito adverso dermatológico raro, sobretudo quando relacionado ao uso de contraste iodado (CI). Acomete cerca de um a cinco por milhão de pessoas. Ocorre devido ao uso de drogas em 90% dos casos, relacionada principalmente ao uso de antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios não hormonais, analgésicos, antiarrítmicos e anticonvulsivantes. Manifesta-se com surgimento de pequenas pústulas eritemato-edematosas estéreis associadas a quadro febril, as quais aparecem em torno de 24 a 48 horas após contato com a substância.
Objetivos
Relatar caso de PEGA possivelmente induzida por contraste Iohexol.
Delineamento e Métodos
Estudo tipo relato de caso. Dados obtidos por meio de revisão de prontuário, entrevista e registros pessoais, seguido de revisão de literatura. CAAE: 70577223.8.0000.0120.
Resultados
Feminina, 39 anos, hipertensa, em uso de Losartana e Hidroclorotiazida. Veio a consulta de Alergista encaminhada por Neurologista por “reação alérgica” após arteriografia cerebral diagnóstica de aneurisma, com contraste Iohexol há 20 dias. Referiu que 24 horas após exame iniciou quadro de eritema em tórax e abdome, sendo prescrito Prednisona 20 mg (diária) e Polaramine 2 mg de 8-8h por três dias. No dia seguinte, evoluiu com pústulas em tórax, axilas, abdome, região inguinal e dorso, associado a febre aferida em 37,5ºC, mal-estar, parestesia, dor e eritema generalizado. Cinco dias após início do quadro procurou atendimento, sendo medicada com Hidrocortisona EV, receitado Ebastina 10 mg por 5 dias e Prednisona 60 mg por 3 dias para domicílio. Após seis dias, observou involução das pústulas com descamação generalizada e remissão total da sintomatologia em sete. Negou asma e alergias medicamentosas. Foram solicitados exames laboratoriais, Hemograma, VHS, PCR, uréia, creatinina, TGO, TGP, Bilirrubinas, eletroforese de proteínas, TSH, T4L, GGT, fosfatase alcalina, IgE e IgA, todos inalterados. Devido ao quadro característico, tempo de evolução e remissão após poucos dias, elencou-se a possibilidade de PEGA induzida por Iohexol.
Conclusões/Considerações Finais
Reações cutâneas induzidas por medicações são eventos comuns, entretanto, a PEGA configura-se como rara. Assim, ao se observar quadro clínico compatível, deve-se tentar identificar o agente e retirá-lo, a fim de promover tratamento e evitar evolução desfavorável.
Palavras Chave
pustulose exantemática aguda generalizada; Iohexol; meios de contraste.
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil
Autores
ISABELA DE LIMA DERNER, CLÁUDIA DOS SANTOS DUTRA BERNHARDT, JULIANE KATE RODRIGUES, VINICIUS BERNARDI