Dados do Trabalho
Título
AVC HEMORRAGICO SECUNDARIO A SINDROME DE MOYAMOYA: RELATO DE CASO
Fundamentação teórica/Introdução
Moyamoya é uma patologia que leva a estreitamento progressivo de grandes artérias intracranianas e surgimento de redes colaterais.Essa vasculopatia pode levar a complicações neurológicas, incluindo AVC.
Objetivos
Destacar a importância do reconhecimento precoce, enfatizando a necessidade de intervenção médica a fim de evitar complicações
Delineamento e Métodos
Realizado estudo do tipo relato de caso. As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro de exames realizados e revisão da literatura sobre o tema
Resultados
Paciente do sexo feminino, 69 anos, foi levada ao hospital devido a quadro de afasia e hemiparesia direita súbita, em regular estado geral, Glasgow 12 (confusa), sem alterações dignas de nota em aparelho respiratório, cardiovascular e abdome. Exames complementares: Tomografia de crânio da admissão: Hematoma intraparenquimatoso temporal esquerdo com deslocamento da fissura sylviana superiormente estimada em 60 ml, sem desvio de linha média. Arteriografia cerebral e vasos cervicais: Afilamento ascendente dos segmentos intracranianos das carótidas internas ,caracterizada por moderada estenose dos segmentos oftálmicos,e comunicante posterior, seguido de oclusão crônica do topo das carótidas com território de circulação anterior nutrindo via colaterais, etiologia inflamatória/idiopática (Moyamoya). Tratamento: O tratamento envolveu realização de craniotomia frontotemporoparietal esquerda e drenagem de hematoma intraparenquimatoso por aspiração direta sendo o acesso por corticectomia do giro temporal médio. A área sensitiva da fala e giro supramarginal esquerdo foram preservadas. Paciente mantida sem anticoagulação e antigregação. Evolução: A paciente encaminhada para unidade de terapia intensiva após craniotomia. Foi extubada no dia seguinte após cirurgia. Evoluiu com quadros de delirium e afasia de compreensão. Ao longo da internação cursou com melhora de déficits motores e alguma melhora da linguagem, obedecendo a comandos.
Conclusões/Considerações Finais
Metanálises apontam que a cirurgia de revascularização altera desfecho de complicações em paciente com Moyamoya. Entidade rara, associada a complicações neurológicas. Pacientes geralmente não são submetidos a controle e vigilancia a fim de evitar complicações e muitas vezes são subdiagnosticados quanto a essa vasculopatia, não realizando, portanto, exames de controle.
Palavras Chave
moyamoya; acidente vascular encefalico; complicações
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Autores
CAROLINE DALVA MAGALHAES MEDEIROS, CAROLINA MEDEIROS VIEIRA, CARLA GABRIELA MELO VIEIRA