Dados do Trabalho
Título
INSUFICIENCIA CARDIACA AGUDA SECUNDARIA AO USO DE ITRACONAZOL EM PACIENTE COM PARACOCCIDIOIDOMICOSE CRONICA DO ADULTO
Fundamentação teórica/Introdução
O itraconazol (ITZ), um triazólico usado para tratar micoses superficiais e sistêmicas, tem sido relacionado à cardiotoxicidade (CT) e à insuficiência cardíaca congestiva aguda (ICC).
Objetivos
Descrever paciente com ICC secundária ao uso de ITZ para o tratamento de paracoccidioidomicose (PCM).
Delineamento e Métodos
É um relato de caso. As informações foram obtidas por revisão de prontuário médico e acompanhamento ambulatorial. A causalidade da toxicidade foi definida mediante o algoritmo de Naranjo (AN).
Resultados
Masculino, 50 anos, tratorista, procedente de Santa Juliana-MG. Há sete meses, iniciou tosse seca, hemoptise, perda ponderal não quantificada e dispneia progressiva. É hipertenso em uso de furosemida e nifedipina. A tomografia de tórax mostrou infiltrado interstício-alveolar extenso, cavitações e linfadenomegalia mediastinal e à histopatologia de fragmento pulmonar obtida por fibrobroncoscopia foram vistas reação granulomatosa e estruturas leveduriformes com brotamentos semelhantes a Paracoccidiodes spp. Reação em Cadeia da Polimerase negativa para tuberculose. Iniciado ITZ 200mg 12/12h e acompanhamento ambulatorial com melhora de sintomas no primeiro controle. No segundo retorno, referiu piora da dispneia, dispneia paroxística noturna e edema generalizado, principalmente de membros inferiores (MMII). Exame físico: regular estado geral, dispneico 3+/4+, edema de MMII 4+/4+ e estertores finos basais bilaterais. Na internação hospitalar, o eletrocardiograma mostrou alterações da repolarização ventricular e bloqueio divisional anterossuperior esquerdo. Ecocardiograma: leve redução da função sistólica do ventrículo esquerdo e fração de ejeção de 51%. Realizada terapia anticongestiva e substituído o ITZ por trimetropim/sulfametoxazol. Após uma semana, houve remissão completa dos sintomas. No controle, um mês após, estava assintomático.
Conclusões/Considerações Finais
O paciente apresentou 7 pontos no AN, o que é considerado como provável a intoxicação pelo ITZ, e 2 critérios maiores de Framingham. O mecanismo da CT por ITZ não é bem compreendido. Acredita-se que possua efeito inotrópico negativo e cause disfunção mitocondrial. A revisão dos casos de ICC associada ao ITZ evidencia redução da fração de ejeção em alguns pacientes. O tempo médio até o aparecimento de sintomas é de 4 semanas e o risco de CT aumenta quando a dose é superior a 400 mg/dia. Diminuir ou interromper a droga resulta em melhora ou reversão da sintomatologia congestiva.
Palavras Chave
Paracoccidioidomicose, itraconazol, cardiotoxicidade, insuficiência cardíaca
Arquivos
Área
Clínica Médica
Categoria
Relato de Caso
Instituições
Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Minas Gerais - Brasil
Autores
HUGO HARAN SOUZA ANDRADE, GIOVANNA RÚBIA COIMBRA TEIXEIRA, ISABEL CUNHA SANTOS, ROGER LOPES BATISTA, MARIO LEÓN SILVA-VERGARA